O QUE É A RIEAS

A Rede Interdisciplinar Interinstitucional Êxito Escolar, Empoderamento e Ascensão Social (RIEAS) surge com a proposta de reunir pesquisadores de diferentes instituições e áreas do conhecimento que assumam como objeto de estudo e pesquisa o êxito escolar, empoderamento e ascensão social pelos estudos de pessoas de origem popular, a partir de diferentes encaminhamentos teóricos e/ou metodológicos. Portanto, nasce com acentuado enfoque interdisciplinar na medida em que  as pesquisas produtos dos integrantes da RIEAS, por diferentes caminhos, dialogam entre si quando se fizer oportuno, mas que reconhece como legitimo os heterogêneos encaminhamentos de análise, singulares abordagens e seus decorrentes  resultados, desde que mantenham em seus percursos metodológicos e construção analítica o rigor cientifico necessário para se constituírem em contribuição cientifica com o objetivo de enriquecer o entendimento do objeto em questão, qual seja, êxito escolar, empoderamento e ascensão social pelos estudos de pessoas de origem popular.

A própria ideia central de êxito escolar pode ser abordada por diferentes entendimentos seja a partir de resultados concretos como a aprovação em determinado período, ciclo ou curso, seja mais abstrato, no sentido da formação do sujeito e desenvolvimento de equipamentos e/ou procedimentos que o torne capaz de ação exitosa perante o se ver e atuar no mundo social e subjetivo.

A RIEAS nasce com uma perspectiva interinstitucional a partir de grupos de pesquisadores de universidades brasileiras tendo à frente, a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e Universidade Estadual do Mato Grosso (UNEMAT). Outros grupos de pesquisadores de outras universidades podem se agregar ao propósito da RIEAS desde que definam assumir o objeto de estudo em questão como eixo de sua proposta de pesquisa a ser apresentada e encaminhada para aprovação pelo plenário do grupo de instituições fundadoras da Rede.

A Rieas, entende que apesar do esforço nacional de melhoria da educação básica, o sistema escolar é marcado por grandes discrepâncias na qualidade e na abrangência do serviço oferecido, a ponto de as secretarias, tanto estaduais quanto municipais não saberem como reduzir a evasão escolar e procurarem novas políticas públicas. Por outro lado, a sociologia geral confirma o pessimismo do ambiente explicando que, com baixa escolaridade, a população pobre não consegue ascender profissionalmente e, por conseguinte, melhorar seu padrão de vida.

Todavia, no Brasil existem pessoas de origem popular, filhos de pais pobres e semianalfabetos que alcançam estudos brilhantes, mestrado ou mesmo doutorado, e se tornam médicos, advogados, professores universitários etc. No entanto, em vez de estudar as causas do fracasso e da evasão, A RIEAS se interessa pelas razões do sucesso escolar e da ascensão social, apesar das dificuldades e dos obstáculos, tais como analfabetismo, pobreza, moradia em zona rural afastada ou na periferia de cidades, preconceitos raciais etc. Portanto, esta Rede pretende elucidar os mecanismos que possibilitaram o êxito escolar, o empoderamento e ascensão social pelos estudos de alunos oriundos das classes populares, do ensino fundamental até a universidade.